quarta-feira, 6 de maio de 2015

"Adoração Mista" Nova criatura, velhos hábitos...


Por esses dias, antes de dormir abri a Palavra de Deus, e veio uma passagem que falou muito a meu coração e traz um alerta muito importante para nós jovens.
2º Reis capitulo 17, se trata de um dos períodos mais difíceis que o povo de Israel passou. “O reinado de Oséias”, um homem que não fez o que era bom aos olhos de Deus, e por consequência, o povo de Israel foi levado cativo pelo rei da Assíria, e a Cidade de Samaria foi tomada, devido a desobediência a Deus (versículo 5-7).
Porem o assunto que quero tratar aqui se da a partir do versículo 24, onde após uma série de delitos do povo de Deus, que levados para Assíria, começaram a adorar outros Deuses, oferecer sacrifícios a deuses pagãos, e não dar ouvidos as orientações de Deus através de seus profetas. Os Assírios decidem ir morar em Israel.

O Rei da Assíria trouxe gente das cidades de Babilônia, Cutã, Iva, Hamate e Sefarvaim e os fez morar nas cidades de Samaria, em lugar dos israelitas que haviam sido levados como prisioneiros. 2º Reis 17:24

Quero abrir um parêntese, ilustrando que esta situação acima, pode ser comparada com qualquer um de nós, que outrora não conhecia as leis de Deus e a sua vontade para nossas vidas, e levávamos um estilo de vida conforme os padrões deste mundo, vícios, idolatrias, mentiras, e outras práticas que não agradam a Deus, porem tivemos um encontro com Deus e agora conhecedores da verdade, temos acesso a conhecer mais de Deus, através da leitura e estudo da sua Palavra, frequentar os cultos, nossas orações, etc.
Diz a Bíblia, que por não adorar a Deus, alguns dos Assírios foram mortos por leões, o que levou o Rei a convocar um dos Sacerdotes de Israel para voltar a cidade, e ensinar aqueles povos (Assírios) a lei de Deus, e assim ocorreu, aquelas pessoas foram instruídas como deveriam seguir a Deus. (2º Reis 17: 25-28).

"Então um sacerdote israelita que havia sido levado da cidade de Samaria foi e ficou morando em Bétel, onde ensinava ao povo como adorar a Deus, o Senhor". V28

É interessante que mesmo após as instruções de como deveriam servir a Deus, o povo que veio habitar em Samaria, adorava a Deus, porem continuou com seus velhos hábitos, fabricando e adorando a outros deuses.
Um alerta diante desta história, muito útil para nós jovens refletirmos esta nos versículos 32 e 33.

" Esses povos também adoravam a Deus, o Senhor, mas ao mesmo tempo escolhiam no meio deles todos os tipos de pessoas para servirem como sacerdotes nos lugares pagãos de adoração e para oferecerem sacrifícios por eles naqueles lugares. E assim eles adoravam o Senhor, mas também adoravam os seus próprios deuses, de acordo com os costumes dos países de onde tinham vindo."

“Temiam ao Senhor e ao mesmo tempo serviam a outros deuses”. Eles se acostumaram por muito tempo a viver um padrão de vida que não era o “padrão de Deus”, Deus nos faz refletir neste texto que não temos que se despojar do velho homem, aprendemos diariamente como devemos servir a Deus, estamos sendo instruído, porem muitos querem adorar a Deus, mas não querem deixar os velhos hábitos, o velho estilo de vida, as velhas coisas. Observe o que a Palavra de Deus nos adverte a respeito:

"Ninguém pode servir a dois senhores, pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro." mateus 6:24
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas ja passaram, eis que tudo se fez novo." 2º Coríntios 5:17

Temos que dar credito a Palavra de Deus, é tempo de posicionamento, e de colocarmos em prática tudo que temos aprendido através da sua Palavra, se escolhemos andar com Jesus, vamos servir apenas Deus, procurar viver de acordo com o que ele quer para nós. E lembre se, sua decisão hoje, vai refletir em muitas vidas que virão diante de você, na sua descendência, que pode vir a ser uma geração fraca, descompromissada com Deus, semelhante àquela época como diz no versículo 34.

"Até hoje eles continuam com os seus antigos costumes. Eles não adoram a Deus, o Senhor, nem obedecem ás leis e aos mandamentos que ele deu aos descendentes de jacó."

Seja um verdadeiro adorador, adore a Deus não apenas com palavras, mas com seu estilo de vida, lembre -se de Mateus 15:8, quando diz "Este povo com sua boca diz que me respeita, mas seu coração esta longe de mim." e guarde isso, você não consegue servir dois Senhores, Deus quer direito de exclusividade na sua vida! Deus abençoe!

Fernando Novaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário